segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Cronologia Nárnia...


Ano 1: Ainda durante primeiros momentos de Nárnia, quando Aslam ainda a criava, seis criaturas distintas estavam presentes: Jadis, Digory Kirke, Polly Plummer, André Ketterley, Franco, o cocheiro e seu cavalo Morango. Durante este acontecimento, Jadis lança um poste sobre Aslam mas nada acontece-lhe, fazendo-a fugir amedrontada. O poste é sugado pelo solo e cresce como uma árvore de ferro num lugar isolado, onde anos depois é conhecido como Ermo do Lampião. Aslam escolhe Franco para ser o Primeiro Rei do país e invoca sua esposa, Helena, tornando-se a Primeira Rainha. Morango é nomeado Pluma e torna-se um Cavalo Alado. Digory e Polly viajam por dentro do reino de Nárnia, juntamente com Pluma, em busca de uma árvore que brotava maçãs encantadas. Durante a viagem, encontram Jadis, que já havia comido um dos frutos, tornando-se eterna. Depois de colher o fruto (que serviria para plantar uma árvore que manteria Jadis longe de Nárnia), Digory, Polly e Pluma vão ao encontro de Aslam. Aslam presenteia Digory com uma maçã, para que ele use na cura de sua mãe doente. Digory e Polly retornam ao nosso mundo com a maçã e plantam as sementes. Uma bela árvore nasceu, e havia momentos que balanceava-se sozinha quando não havia vento. Anos e anos mais tarde a árvore forneceu sua madeira para a construção do Guarda-roupa.
Ano 180: O filho de Franco V, Príncipe Col (sexta geração de Rei Franco I), junto de um grupo de seguidores, desbravam terras desabitadas e chamam-na de Arquelândia.
Ano 204: Um grupo de foras da lei da Arquelândia, fogem de seu reino, atravessam o Grande Deserto do Sul e fundam o reino conhecido como Calormânia.
Ano 300: Um grupo de Calormanos saem de suas terras, por razões que não foram citadas nos livros, mudando-se para o Oeste de Nárnia, um local que recebeu o nome de Telmar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário